Comentários

(11)
Lais Helena da Silva, Advogado
Lais Helena da Silva
Comentário · há 6 anos
2
0
Lais Helena da Silva, Advogado
Lais Helena da Silva
Comentário · há 6 anos
2
0
Lais Helena da Silva, Advogado
Lais Helena da Silva
Comentário · há 6 anos
Bom dia, Kadu!

obrigada pelo comentário, deixo à você meu ponto de vista quanto aos aspectos apontados.
O Procon é um órgão que tem a responsabilidade de assegurar o direito ao consumidor, inclusive aplicando sanções às empresas.
Entretanto, este órgão também tem o caráter educativo.
Pois bem, grande maioria da população não tem o hábito (educação) de consultar a data de validade dos produtos expostos nas prateleiras, e muitas vezes apenas quando chegam em sua residência verificam que o produto está impróprio para consumo, ou ainda, as poucas vezes que fazem tal constatação e se deparam com a situação aqui apresentada apenas "deixam pra lá".
Do meu ponto do vista, este programa do Procon em parceria com supermercados tem o caráter educativo, incentivando a população, de modo que obrigando o estabelecimento a fornecer gratuitamente outro produto igual ou similar gratuitamente, aumentará também a sua preocupação com os produtos fornecidos.
Além disso, conforme explicado, o consumidor que se deparar com esta situação, pode (deve) também acionar a Polícia Civil para que sejam apurados os fatos, pois tal prática constitui ilícito penal, e ainda, acionar também o próprio órgão de defesa do consumidor, para aplicação de sanções administrativas.
O intuito do presente artigo é trazer estas informações à população, que infelizmente desconhecem tanto a necessidade de verificar no rótulo dos produtos o prazo de validade, quanto os benefícios deste programa, incentivando-os também para que cumpram o importante papel de auxiliá-los na fiscalização dos estabelecimentos.
Acredito que com o consumidor mais atento aos rótulos, os supermercados também passarão a se preocupar mais em garantir a qualidade dos produtos ofertados nas prateleiras. Abraços.
2
0
Novo no Jusbrasil?
Ative gratuitamente seu perfil e junte-se a pessoas que querem entender seus direitos e deveres